Jantar Completo

Um jantar rápido? Serve 2 pessoas e sem dúvida agrada! Clássico =D

Risoto Lorraine, harmonizado com vinho branco Chardonnay e petit gateau com sorvete de creme.
DSC01282
Risoto Lorraine

Ingredientes
250 g de arroz arbóreo
1/2 cebola picada
1l de caldo de legumes (se for usar cubos, dissolva apenas 2)
2 colheres (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de manteiga
1/4 xícara (chá) de vinho branco seco
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
100g de bacon picado e frito
150g de queijo gruyé raladp

Modo de Preparo
Coloque o caldo de legumes numa leiteira e leve ao fogo alto. Quando ferver, reduza o fogo. Numa panela, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo médio. Junte a cebola picada e mexa bem para não queimar.
Acrescente o arroz à panela. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Aumente o fogo, junte o vinho branco e misture bem até evaporar. Quando o vinho secar, coloque uma concha do caldo e mexa sem parar. Quando secar, adicione outra concha e repita a operação à medida que o caldo for evaporando, sempre em fogo alto.
Verifique o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Porém, se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais 1 minuto. Se for necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto ressecado. Quando o risoto estiver no ponto, retire do fogo, junte o restante da manteiga e o parmesão, o bacon e o queijo gruyé, misture muito bem e sirva imediatamente.

DSC01285
Petit Gateau

Ingredientes
75 g de chocolate meio amargo picado
50 g de manteiga
1 ovo
2 gemas
2 col. (sopa) de açúcar
1 col. (café) de essência de baunilha
1 col. (sopa) de farinha de trigo peneirada

Modo de Preparo

Numa tigela refratária coloque o chocolate meio-amargo e a manteiga. Leve ao fogo em banho-maria até derreter e misturar bem. (Se preferir, derreta no microondas por 2 minutos, parando na metade do processo para mexer). Reserve. Numa outra tigela coloque os ovos, as gemas e o açúcar e misture bem. Leve ao banho-maria mexendo com uma espátula até a temperatura de 60ºC. Dica: Se você não tiver termômetro, verifique a temperatura colocando o dedo dentro da mistura. Estará na temperatura certa se você não conseguir aguentar mais do que 10 segundos. Acrescente então, mexendo com auxílio de um batedor de arame, a essência de baunilha, a farinha de trigo peneirada e o sal. Misture a massa ao chocolate derretido reservado e deixe descansar por 10 minutos. Mexa muito bem e coloque a mistura em uma bisnaga de catchup. Encha as forminhas (8 cm X 5 cm já untadas e enfarinhadas) até quase encher. Leve ao forno já pré-aquecido a 250ºC por aproximadamente 7 min.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Jantar Completo

  1. Kelly disse:

    Hum, delícia!

  2. o que é arroz “arbóreo”? e dá pra fazer com arroz integral?!
    humm… vou testar nessas férias! \o/

  3. Cath, arroz arbóreo é o próprio para risoto, pois ele solta um espécie de liga que dá cremosidade. Não dá pra fazer com integral, só se existir arroz árboreo integral… Você acha no mercado fácil o arbóreo ;)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: